O mercado gastronômico está cada dia mais competitivo, inclusive no ramo de bolos e doces. Por isso, é preciso que você que é confeiteiro, se atente no que sua confeitaria pode fazer para ter destaque no mercado e com isso, aumentar ainda mais o faturamento e o seu lucro.
Mas, caso não saiba o que fazer, não precisa se estressar com isso, pois, nesse texto, traremos dicas incríveis do que você pode fazer para que a sua confeitaria venda mais do que todas as outras. São aspectos de marketing, os quais, são simples de serem aplicados e podem fazer uma grande diferença no mercado tão competitivo como esse se encontra. Confira nossas dicas abaixo e dê uma força na sua confeitaria.
Personalize seus bolos e seja notado
Um primeiro aspecto básico para conseguir se diferenciar da sua concorrência é personalizar os seus bolos, não apenas aqueles que já são personalizados porque algum cliente encomendou um bolo diferente. Mas, produzir bolos exóticos e diferentes também para expor na sua loja. Até mesmo em relação a sabores, porque não arriscar criar algo diferente. Invente, saia da mesmice, assim, vai conseguir atrair ainda mais clientes, já que não são muitos os locais que conseguem inovar nesse ramo gastronômico, por isso, você irá se destacar dos demais confeiteiros.
Para que você consiga personalizar mais ainda o seu bolo, converse bastante com o seu cliente, entenda a sua personalidade, assim, vai conseguir acertar como é o bolo específico de cada pessoa, já que, fazer um bolo para uma debutante de uma festa de quinze anos, é diferente do que produzir um bolo para um aniversário infantil. Você pode descobrir qual o super-herói favorito de uma criança ou ainda qual o cantor pop que uma adolescente está fissurada, com isso, os seus bolos ganham autenticidade maior originalidade.
Quanto mais você conseguir entender a personalidade e o estilo do seu cliente, melhor será a personalização do seu bolo e mais clientes você irá atrair, aumentando o seu lucro e fazendo com que sua confeitaria tenha mais força no mercado.
Boss – Como a criatividade dos bolos o levou ao sucesso
Um caso interessante de como se destacar no mercado da confeitaria, ainda falando de inovação, é o sucesso do Buddy Valastro, mais conhecido com Cake Boss. Seus bolos, super criativos, com os formatos mais diversos possíveis, indo de um desenho do tubarão até a reprodução do ginásio de basquete do Los Angeles Lakers, inclusive fazendo os jogadores arremessando as bolas, o tornaram uns dos confeiteiros mais famosos do mundo, inclusive com um programa no canal Discorvery Channel.
Isso mostra o quanto que ser criativo e ousado, no mundo da confeitaria, pode te levar mais longe e fazer o seu negócio virar um verdadeiro sucesso, atraindo clientes e consolidando o seu empreendimento. Nesse aspecto, é fácil perceber como você confeiteiro, deve trabalhar o seu nome pessoal, o seu bolo deve ser a sua obra de arte, assim, quando alguém vê algum bolo feito por você, já sabe que ele é seu, apenas pela forma como ele é criado.
Foi isso que o Buddy Valastro conseguiu, ele incorporou tal personalidade aos seus bolos, que hoje, ele tem sua própria assinatura, as pessoas reconhecem os bolos do Buddy Valastro de longe, já que eles possuem uma marca própria, uma personalização própria, que fazem com que esses bolos ganhem a sua assinatura, como se fosse mesmo uma obra de arte.
Isso é importante que você confeiteiro consiga fazer, criar bolos tão personalizados, que eles sejam uma assinatura própria sua, que mais ninguém no mercado consiga fazer. Você deve , sempre que possível “assinar” suas criações, como obras de arte.
Pesquise bem o mercado
Outro aspecto fundamental para que sua confeitaria seja mais rentável e tenha mais sucesso do que as concorrentes é uma pesquisa aprofundada do mercado, para isso, é necessário avaliar o que as outras confeitarias têm feitos de bom, quais são as falhas delas e no que elas poderiam melhorar. Por esse viés, você consegue determinar um plano de ação para a sua própria confeitaria e em que aspectos ela deve melhorar, o que dá para ser feito de diferente e que vai surpreender o seu público.
Em que ponto dá para ousar um pouco mais, ao lançar um produto diferente, o qual, pode ser um enorme sucesso, se for bem trabalhado. Enfim, essa pesquisa de mercado, quando bem realizada e aprofundada, pode trazer excelentes resultados para a sua confeitaria e para os seus negócios, por isso, é preciso saber olhar como seus rivais se comportam e superá-los nos seus pontos negativos.
Saber exatamente para quem esta vendendo e preparar seus produtos sob a ótica deste consumidor pode ser exatamente o diferencial do seu sucesso .
Fazer um bom planejamento
Para o dono da Bendito Quindim, Cauê Farias Fantone, é necessário ter um bom planejamento, pois, como a concorrência nessa área gastronômica está cada dia maior, quem der um passo em falso acaba sendo extremamente prejudicado.
Questão da comunicação, como fazer a divulgação da sua confeitaria, como usar as redes sociais para fazer comunicar novos produtos, como conseguir atrair novos clientes com promoções no Twitter. Enfim, um planejamento geral é de extrema importância nesse ramo e acaba sendo um diferencial entre você e os seus concorrentes. Para fazer um bom planejamento, é preciso ser criativo, usar todas as ferramentas que o Marketing e as redes sociais nos permitem, atraindo mais ainda os seus clientes e gerando mais lucro.
Para isso, uma boa campanha nas redes sociais pode ser a chave do seu sucesso, divulgando os seus novos doces e expandindo o seu negócio para outras localidades.
Uma boa tática para atrair seguidores nas redes sociais da sua confeitaria e assim, conseguir novos clientes, é divulgar todos os bolos personalizados e marcar o bolo o dono. Assim, o dono do bolo acaba se sentindo privilegiado, de estar sendo citado em sua rede social e acaba compartilhando essa publicação com os seus amigos, fazendo com que sua rede de possíveis clientes se expanda bastante.
Cuidado com a divulgação
Tome cuidado para fazer essa divulgação do bolo somente após as festas, pois, já pensou colocar na sua página do Instagram um bolo especial preparado para uma festa de 15 anos, antes da própria festa começar, iria estragar toda a surpresa e sua criação iria perder o glamour. Por isso lembre-se, é importante a divulgação, mas, deve-se ter o cuidado de realizá-la somente depois dos eventos, para os quais, voce preparou o bolo. Outra forma de divulgação interessante que você confeiteiro pode fazer para melhorar a imagem da sua loja, é postar algumas criações suas no Instagram, assim, o seu público pode ver suas novidades e ficar ainda mais interessados nos seus produtos, aumentando suas vendas e o seu lucro.
Se quiser aumentar ainda mais a sua divulgação, pode-se fazer uma campanha com o Facebook Ads. Caso você queira saber mais informações sobre como criar suas campanhas no Facebook e aprender um passo a passo de como tornar seus futuros clientes em fãs, baixe meu e-book “Como faturar em restaurantes com Facebook” Este e-book foi feito para todo o segmento alimentício aprender como usar o Facebook para beneficiar seu restaurante. Clique aqui e baixe agora o e-book
Ter amor e admiração pelo que se faz
A história da Juliana Motter é bastante interessante, dona do Maria Brigadeiro, a ex jornalista resolveu abandonar um cargo de repórter em um jornal bem-sucedido da sua cidade natal, para virar confeiteira. Ninguém acreditou que o negócio poderia prosperar, mas, ela conseguiu vencer todas as barreiras impostas e hoje tem umas das maiores confeitarias do Brasil.
Por isso, é preciso muito amor no que se faz, Juliana virou confeiteira por amor a profissão, já que estava estabilizado no seu outro trabalho. Assim, colocar toda a sua dedicação, para criar novas receitas, surpreender os seus clientes com produtos inovadores e conseguir demostrar humanidade na sua confeitaria, são grandes passos para se diferencial dos seus concorrentes.
Sistema Delivery
Outro aspecto que pode ser explorado por sua confeitaria é o sistema delivery para entregas de doces e bolos. Quem adotou essa estratégia, foi o dono do empreendimento Pão do Parque Fernando Varela Caselhas, que relatou um aumento de 15% nos seus lucros, apenas por dar a opção para seus clientes receberem os seus produtos em casa. Em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esse sistema pode realmente fazer a diferença, já que, muitas vezes, o cliente não tem tempo e nem vontade de pegar o carro e ir até a sua loja, por isso, o sistema delivery acaba sendo uma ótima solução para esses casos mais extremos.
Promoções
Uma outra forma de aumentar o lucro da sua confeitaria, é fazendo promoções no Facebook, para isso, existem algumas ações básicas de serem feitas, as quais, podem oferecer um grande retorno para a sua loja. Por exemplo, fazer um pacote no Facebook, falando que a cada bolo que uma pessoa comprar, ela tem direito a vinte docinhos de graça. Mas, ninguém faz nada com vinte docinhos, assim, você induz a pessoa a comprar ainda mais produtos da sua loja, ganhando mais um cliente e aumentando o ticket médio da sua venda, o que, consequentemente, aumenta o seu lucro.
Outra forma de ganhar mais dinheiro com o Facebook é fazendo combinações de doces, por exemplo, em um pacote com 100 brigadeiros, o seu cliente leva de graça 10 beijinhos, assim, você aumenta a oferta de produtos vendidos e deixa o seu cliente ainda mais feliz com a sua confeitaria.
Making Off
Outra ideia para fazer as pessoas conhecerem a sua confeitaria e assim, que você possa atrair mais clientes é colocando vídeos e fotos de montagem dos seus doces. As pessoas adoram ver um making of, isso atrai naturalmente a atenção do seu público e faz com que ele siga a sua página, fazendo com que seus clientes aumentem e também o seu lucro.
Ofereça a um baixo custo um vídeo personalizado da montagem dos doces e bolos da festa de seu cliente. As pessoas adoram guardar lembranças de tudo que seja relacionado a festa e você pode ganhar clientes extras oferecendo este serviço.
Sistema Delivery
Outro aspecto que pode ser explorado por sua confeitaria é o sistema delivery para entregas de doces e bolos. Quem adotou essa estratégia, foi o dono do empreendimento Pão do Parque Fernando Varela Caselhas, que relatou um aumento de 15% nos seus lucros, apenas por dar a opção para seus clientes receberem os seus produtos em casa. Em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esse sistema pode realmente fazer a diferença, já que, muitas vezes, o cliente não tem tempo e nem vontade de pegar o carro e ir até a sua loja, por isso, o sistema delivery acaba sendo uma ótima solução para esses casos mais extremos.
Trate bem os seus clientes
Diferente de uma grande loja, a confeitaria costuma ter um contato mais íntimo e próximo com os clientes, já que existe uma fidelização grande entre você e as pessoas que compram os seus produtos. Assim, você não pode errar, pois, dessa forma, irá prejudicar o seu negócio. Assim, tenha um tratamento cordial com cada cliente que virá a sua loja, seja sempre educado e solícito e você estará demostrando que sua loja tem um perfil positivo. Isso acaba sendo importante em um momento em que todo mundo se encontra estressado, no limite para estourar, cada pessoa com o seu problema, assim, mostrar um pouco de humanidade, perguntar se está tudo bem, dar um pouco de atenção, pode fazer bem para a imagem da sua loja.
Não se esqueça que ao tratar bem os seus clientes, você ainda consegue informações fundamentais para fazer um bolo personalizado, como já foi descrito nesse texto. Com simpatia e perguntando os gostos do seu cliente, você pode montar um bolo com a cara dele e isso vai agradá-lo ainda mais.
Assine nossa Newsletter e receba conteúdos VIPs do BLOG
[pirate_forms]
Gostou do artigo? Dê a sua opinião:
Ficou com dúvidas e quer saber mais sobre Marketing Gastronômico?
Então, clique aqui e participe do grupo no Facebook para continuar a receber nossa dicas! Ou mande um e-mail: marcia@calderon.com.br
Baixe o E-BooK ” Como Faturar em seu restaurante com Facebook”