3 Modelos de Comanda Para Restaurante

Os modelos de comanda para restaurante evoluíram, estão mais modernos e eficazes também. Mas você sabe qual deles é o melhor para o seu estabelecimento? Para não errar na escolha ou não investir em algo que não precisa, confira as vantagens e desvantagens das três comandas mais recomendadas.

1. Comanda de papel

Essa é a opção mais tradicional de todas e, mesmo com a tecnologia, continua sendo muito usada na área gastronômica. Basicamente, existem três modelos:

os que estão totalmente em branco;
os que já possuem os produtos especificados; e
os personalizados.

Vantagens

Mesmo sendo manual, esses modelos de comanda para restaurante são vantajosos para estabelecimentos pequenos, com poucos produtos ou sem muita movimentação, pois cumprem com a função de atender ao pedido do cliente e ainda possuem baixíssimo custo, sendo ideal para quem está começando ou para restaurantes familiares de pequeno porte.

Desvantagens

A rapidez não é o forte das comandas de papel, pois o garçom precisa anotar tudo e levar pessoalmente o pedido até a cozinha, o que demanda certo tempo. Fora isso, há ainda a constante possibilidade de erro, tanto na anotação do pedido quanto no entendimento do que está escrito, fatores que podem prejudicar a experiência do cliente.

2. Cartão PVC

Dentro da área alimentícia também existe a possibilidade de usar uma comanda com sistema “pré-pago”. Ela é feita com cartão de PVC e funciona assim: o cliente escolhe uma quantia e recebe a comanda com o valor solicitado. Na hora da compra ele só precisa mostrar o cartão e o preço é debitado.

Nesse modelo, quando os créditos não são gastos em um único dia, o cliente pode manter a comanda com ele e usar em outras situações, conforme as regras que o seu estabelecimento impõe.

Vantagens

Esse sistema costuma funcionar muito bem em eventos gastronômicos, bares e lanchonetes de baladas ou restaurantes de empresas, pois evita grandes filas, centraliza o pagamento em um único ponto e gera maior praticidade na hora do pagamento, tanto para o vendedor quanto para o cliente.

Desvantagens

Não é um dos modelos de comanda para restaurante tradicional, pois geralmente os clientes não pré-determinam quanto será gasto em cada refeição. Além disso, pode haver gastos com cartões que não são devolvidos por esquecimento ou perda.

3. Aparelhos eletrônicos: os mais modernos modelos de comanda para restaurante

A popularização da internet e o avanço tecnológico permitiram também melhorar o atendimento dos restaurantes por meio de comandas eletrônicas.

Com elas, o cliente recebe uma numeração, que pode ser individual ou por mesa. A esse número são atribuídos todos os pedidos realizados, que são anotados pelos garçons em aparelhos eletrônicos, como celular ou tablet, e instantaneamente enviados para a cozinha e para o caixa, em um sistema integrado.

Vantagens

Praticidade, rapidez e diminuição de erros nos pedidos. Esses são os principais benefícios das comandas eletrônicas, que também facilitam a divisão do pagamento em grupos, a abertura e fechamento da conta, o cancelamento e a correção de pedidos e até a integração da balança de self service, por exemplo, com o caixa, evitando anotações erradas.

Desvantagens

O alto custo desses modelos de comanda para restaurante definitivamente é a maior desvantagem dessa opção, pois exige investimento em diversos aparelhos modernos. Além disso, há também a necessidade de realizar treinamentos com os garçons, ensinando eles como fazer o atendimento tecnológico. Por isso, as comandas eletrônicas são mais indicadas para restaurantes de médio ou grande porte.

Como visto, todos modelos oferecem benefícios e malefícios. Portanto, leve em consideração seu tipo de estabelecimento, o seu orçamento e o seu público-alvo para decidir qual comanda funciona melhor.

Para aprimorar ainda mais a experiência do seu consumidor, continue navegando pelo blog e confira outros artigos como este, voltados para o atendimento e relacionamento.

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