Como Identificar Receitas Lucrativas para Vender no Restaurante?

Mesmo quando o número de vendas ou de clientes não pode mais ser aumentado, seja por questões de espaço ou por outros fatores, ainda assim existe um jeito de elevar os ganhos de estabelecimentos alimentícios. Você só precisa identificar quais são as receitas lucrativas para vender no seu tipo de restaurante.

Confira as principais dicas sobre o assunto, reveja o que está sendo feito no seu negócio e tome as atitudes certas para melhorar a sua lucratividade.

Utilize fichas técnicas

Esse é um documento indispensável para uma boa gestão financeira de restaurantes. É com a ficha técnica, por exemplo, que se controla os custos de um prato específico e os custos gerais de produção. Logo, ela é também a principal aliada de quem deseja identificar receitas lucrativas para vender.

Mas tenha atenção! Para conseguir atingir esse objetivo é necessário manter tudo muito bem organizado e utilizar uma ficha eficiente, separada por entradas, pratos principais, sobremesas etc. O documento também precisa ter informações como:

– identificação da receita;
– tempo de preparo;
– mão de obra;
– equipamentos necessários;
– rendimento;
– tamanho da porção;
– estimativa de perda;
– armazenamento;
– ingredientes;
– quantidade;
– fornecedores;
– preço dos ingredientes
– impostos;
– custos administrativos.

Com isso, conseguirá identificar, de forma rápida e simples, quais dos pratos mais pedidos são mais baratos.

Realize testes com frequência

Outra forma de identificar receitas lucrativas para vender bem no seu restaurante é realizar testes. Mas não basta pensar só em novas receitas com ingredientes econômicos, os testes precisam ter embasamento.

Para isso, analise a sua ficha técnica e o perfil do seu público-alvo, veja quais são os tipos de pratos mais vendidos e, só então, tente criar novas receitas que sejam fáceis de preparar, não tenham alto custo e possam agradar a sua clientela. A substituição de alguns ingredientes, sem prejudicar a qualidade e o sabor final de um prato, também é válida.

Recorra à Engenharia de Cardápio

A Engenharia de Cardápio pode favorecer o seu restaurante em diversos aspectos, inclusive na descoberta das receitas lucrativas para vender no seu restaurante, pois trabalha com o posicionamento dos pratos com base na margem de contribuição e no volume de vendas.

Assim, ao utilizar essa técnica, poderá identificar as suas estrelas (stars), ou seja, as receitas mais populares e lucrativas, além dos quebra-cabeças (puzzles) que são os pratos que vendem bem, mas que ainda não são tão conhecidos.

Dica extra: divulgue as receitas lucrativas para vender mais!

Após descobrir quais são os pratos que mais rendem retornos financeiros para o seu estabelecimento, não esqueça de trabalhar a imagem deles perante os seus clientes, de modo que eles possam ser mais pedidos.

Vale a pena destacá-los no site ou nas unidades do seu restaurante, e também aplicar diversas técnicas de marketing, que você pode aprender aqui no blog ou no guia completo de marketing gastronômico. Veja!

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *