NOVO MODO DE PENSAR PARA SEU RESTAURANTE SAIR DA CRISE

Em um cenário de instabilidade financeira como o atual, é fundamental que os empreendedores revejam sua forma de gestão para sair da crise. No setor de alimentação, estima-se que um em cada seis donos de restaurantes consideram encerrar o negócio ou transferir o ponto nos próximos meses. Esse segmento é atingido pelos custos elevados de luz, gás e demais produtos.

Em adição, o movimento tende a diminuir, pois o poder de compra do público fica reduzido. Com isso, as pessoas evitam comer fora para conter as despesas consideradas supérfluas. No entanto, existem maneiras de se contornar a situação, sobretudo com investimentos precisos em marketing. Confira a seguir algumas das soluções mais eficientes para sair da crise.

Valorize o planejamento estratégico

O planejamento estratégico torna-se imprescindível para a gestão de seu estabelecimento nesses períodos de maior dificuldade. Reveja todos os processos, da obtenção da matéria-prima até o atendimento ao cliente e veja em que pontos é possível cortar gastos. Contudo, nunca comprometa a qualidade do restaurante na hora de analisar o orçamento.

Ofereça opções mais acessíveis

Além de negociar com os fornecedores, tenha pratos variados no seu cardápio para que os consumidores encontrem algo que caiba no bolso. O objetivo é manter o gasto médio da sua clientela.

Esteja atento a tendências e possibilidades de negócio

Para o seu restaurante sair da crise, conhecer o mercado é um diferencial. Os jantares no escuro, em que os cozinheiros escolhem o menu e os convidados não veem os pratos, por exemplo, têm atraído adeptos no Brasil. Seja criativo!

Tenha uma relação próxima com os colaboradores

O trabalho em equipe é à base de qualquer restaurante e todos devem estar motivados. Em fases mais desafiadoras, os fornecedores podem auxiliá-lo a equilibrar as finanças. Prefira frutas e vegetais da estação, que são mais baratos, adaptando o menu de acordo com a oferta. Na dúvida, fale com um produtor de confiança.

Informe-se sobre marketing gratuito

Sobretudo com as plataformas online, não faltam ferramentas para divulgar o seu restaurante sem gastar nada ou por um valor baixo. No Facebook, produza conteúdos interessantes e mantenha os usuários engajados. Se conseguir compartilhamentos, melhor. Esses canais são ótimos para receber o feedback do público, corrigindo eventuais falhas. Promoção no Instagram é outro modo de fazer com que mais pessoas queiram conhecer o seu restaurante. Ou seja, as possibilidades são quase ilimitadas.

Para saber mais, baixe gratuitamente o e-book Facebook para Restaurantes e saiba como usar essa rede social para ajudar o seu negócio a sair da crise.

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *