Como Variar o Cardápio do Dia a Dia para Vender Mais?

Você sabia que o planejamento financeiro de um restaurante pode e deve começar na cozinha, mais especificamente na seleção das receitas que serão produzidas? A partir do momento que você aprende como variar o cardápio do dia a dia, tende a vender mais e, consequentemente, a obter mais lucros. Então, não perca mais tempo e nem dinheiro, veja o que deve ser feito.

Dicas de como variar o cardápio do dia a dia

As dicas que serão apresentadas são voltadas para diversos tipos de estabelecimentos, desde lanchonetes até restaurantes mais tradicionais. Aproveite!

Defina opções diárias

Independentemente do tipo do seu estabelecimento, você pode determinar os chamados “pratos do dia”, que devem receber destaque no seu cardápio. Essa prática já é muito comum em diversos restaurantes e tem os seus motivos.

Ao criar um cardápio semanal, você abre um leque de possibilidades para os seus clientes, que podem se interessar pelas opções dos outros dias e retornar ao estabelecimento constantemente. Também pode fazer promoções para aumentar as suas vendas com esses pratos.

Aderir a isso definitivamente é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Sabendo exatamente quais ingredientes serão usados em cada dia, fica bem mais fácil se planejar para comprar o que é necessário e nos lugares mais baratos.

Aproveite a sazonalidade e as ofertas

Além do cardápio semanal, no qual você pode servir pratos tradicionais ou as especialidades da casa, comece a trabalhar também com pratos alternativos, que podem ser feitos com o que há de mais fresco e mais barato nos mercados.

Essa é uma das tendências gastronômicas que está sendo usada por renomados restaurantes e que tende a ganhar ainda mais força. É uma prática sustentável, diminui os custos dos restaurantes e ainda oferece diversidade para a clientela, sendo uma das melhores dicas de como variar o cardápio do dia a dia.

Portanto, sempre pesquise a melhor época de cada alimento e comece a elaborar receitas com eles. Isso vai aumentar a qualidade dos seus pratos e possivelmente diminuir os custos.

Aposte em releituras

Outra forma eficiente e econômica de variar o cardápio é apostar em releituras, ou seja, em versões diferentes de um prato. Essas receitas geralmente levam os mesmos ingredientes, com a exceção de um ou outro, que pode ser substituído por alimentos com grande oferta ou por opções mais saudáveis, vegan friendly, por exemplo, a fim de atrair diferentes públicos.

Seja trabalhando com releituras ou com pratos criados especialmente para aproveitar as promoções e os alimentos mais frescos do mercado, não esqueça de divulgá-los diariamente nas redes sociais do restaurante, algumas horas antes do almoço. Isso vai gerar engajamento na sua audiência, atrair clientes e melhorar significativamente as vendas.

Gostou das sugestões de como variar o cardápio do dia a dia? Veja diversas outras dicas aqui no blog e encontre materiais que podem te ajudar na divulgação dessas novidades, como o artigo sobre como vender mais com mídias sociais. Confira!

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *