Como driblar a crise e faturar cada vez mais

Diminuir os custos do seu restaurante é uma prática necessária em tempos de crise. Para que consiga superar os tempos difíceis é preciso revisar alguns processos, procedimentos e hábitos e assim, reduzir ao máximo o desperdício de matéria, tempo e dinheiro. Para facilitar para você, o “Pitadas de Marketing” separou algumas dicas para te ajudar.

Criatividade para Manter a Mesa Cheia

A redução de clientes foi sentida em todos os setores. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em estabelecimentos, nos quais, o valor médio supera os R$ 30, houve nos últimos dois meses um recuo de até 7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Somado a isso, ocorreram aumentos na conta de luz, aluguel, salários e inflação. Para tentar manter as mesas cheias é preciso utilizar a criatividade.

Happy_Hour_-_reproucao

Troque algumas alternativas de porção. Fique atento aos produtos que estão em época e substitua opções mais caras por “genéricas” (a menos que esta seja o carro chefe do seu estabelecimento). Avalie também a possibilidade de meia porção ou qualquer coisa a mais que você possa fazer para ganhar o cliente sem ter prejuízo. Um bom exemplo de diminuição de custos aconteceu no Rio em que, para não aumentar os preços, o espanhol Entretapas decidiu unificar a cozinha de suas três unidades na Zona Sul. Os alimentos serão pré-preparados por uma mesma equipe e em um mesmo ambiente, no Ibérico, buscando reduzir os gastos em até 10%. Já o Devassa, para ampliar o número de clientes, estendeu o happy hour de segunda a quinta, oferecendo doses duplas de chopes até o último cliente.

Pense no Cardápio

Você sabe que é importante ter um cardápio variado para agradar ao maior número possível de clientes, mas já deve ter notado que alguns pratos saem muito mais que outros. Veja se são realmente necessárias todas as opções de pratos e se não existe a possibilidade de substituição por outro item de menor valor. Assim você diminui as perdas, ajuda o planeta e o seu bolso. O Sebrae tem um vídeo para ajudar você a reduzir os desperdícios. Clique Aqui e Veja o Vídeo (Donos de restaurantes esperam que em 2016 a crise afete menos o setor)

Negocie com os Fornecedores

Negociar melhores preços e prazos de pagamento junto aos seus principais fornecedores é uma ótima saída. Muitos fornecedores estão aceitando dar descontos para grandes quantidades, para clientes em potencial, para manter as relações comerciais. Descubra se nenhum deles pode se tornar seu cliente, pois uma permuta pode beneficiar os dois lados.

Feche as torneiras

Enxugar os gastos é sempre a primeira medida a ser tomada em tempos de crise. Evite todo o tipo de desperdício e altere o seu comportamento e de seus colaboradores para reduzir ao máximo o consumo de luz, água e gás. Se preciso invista em um treinamento organizacional de redução do desperdício em toda a operação do restaurante. Clicando aqui você confere mais algumas dicas para conter os gastos.

Prevenção

Para evitar despesas inesperadas, que podem representar um grande gasto para seu estabelecimento, crie uma rotina de manutenção de equipamentos. Aparelhos elétricos, ligações de água, luz e gás devem ser avaliados quinzenalmente para que não haja vazamentos ou danos prejudiciais ao desempenho, aumentando os custos. Essas pequenas mudanças no seu cotidiano podem ajudar muito para manter saudável a vida financeira de seu restaurante

Gostou do artigo? Dê a sua opinião:.
Ficou com dúvidas quer saber mais sobre Marketing Gastronômico?
Participe do Grupo no Facebook para continuar a receber nossa dicas!

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *