Restaurantes: 3 dicas para aparecer na mídia

Ter uma matéria publicada em veículos de imprensa irá trazer mais visibilidade ao seu restaurante, sem dúvida. Aparecer na mídia e conseguir ser destaque dentro de um jornal é muito importante para atrair o público para o seu estabelecimento.Contudo, nem sempre o jornalista tem acesso ao seu diferencial, isso pode ser um empecilho para ser uma notícia. Entender como funciona o jornalismo é o primeiro passo para o seu restaurante aparecer na mídia.

Diferença de Mídia Espontânea e Anúncio

Existem dois formatos para o seu restaurante aparecer na mídia, pode ser por meio de uma propaganda ou uma matéria produzida por um jornalista. A diferença primordial entre as duas é que a propaganda deve ser paga e não pode ter o conteúdo alterado, quer dizer, se o seu restaurante quer anunciar um evento, ele sairá na íntegra, como neste caso:

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No anúncio acima, nada pode ser alterado, nem uma vírgula, porque o espaço é pago dentro do jornal.
A outra maneira de estar presente dentro do jornal, é por meio de uma matéria, um conteúdo produzido pelo próprio jornal, por isso é conhecida como mídia espontânea. Um por um jornalista traz mais credibilidade à informação e também não possui custo de aquisição de espaço.

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Guarde segredo: A nossa primeira dica para você ter a sua mídia espontânea do seu restaurante garantida, é jamais compartilhar suas novidades em redes sociais ou blogs, procure um veículo de comunicação, os jornalistas adoram contar as novidades com exclusividade. Lembre-se, se você prometeu o chamado furo de reportagem para um jornal, não ofereça para outro. Além de ser antiético, você irá queimar seu filme nos veículos de comunicação.

2) Critério de noticiabilidade

Para saber emplacar matéria no jornal, você tem que entender o que o jornalista busca ao publicar sobre o seu restaurante esse é o segundo passo para conseguir a mídia espontânea. Ou seja, as notícias são feitas para contar as novidades ao leitores, que buscam todos os dias informações novas e de relevância. O seu restaurante pode ser notícia porque acabou de ser inaugurado, porque teve o cardápio modificado ou porque irá promover um festival.

Ao despertar o interesse do jornalista pelo seu negócio, conte a sua história, principalmente do seu restaurante. Saiba que os repórteres irão te encher de perguntas, eles vão querer saber tudo para encontrar a melhor narrativa para o seu restaurante, não esconder informação é primordial para ter uma matéria de relevância publicada.

3) Como lidar com o jornalista

Para construir a sua história e a do seu restaurante, o repórter precisa responder cinco perguntas: Onde? O que ? Como? Quando? e por último o Por quê?. A nossa terceira dica é esteja preparado para a entrevista. Explique de forma clara de onde surgiu a ideia do seu restaurante, como você a viabilizou o seu sonho gastronômico, quando isso aconteceu, o que foi necessário fazer e o porquê. Jornalistas adoram dados, tenha as suas projeções para o futuro, na ponta da língua. Conseguir narrar a própria história e a do seu restaurante é primordial para conseguir emplacar a matéria em veículos de comunicação.

Vale lembrar que as redações estão cada vez mais enxutas, se um jornalista se interessar pelo seu restaurante, trate-o como prioridade. Conquistar a atenção dos repórteres está cada vez mais difícil e além disso, eles possuem deadlines muito curtos para entregar os textos.
Lembre-se jornalista não pode esperar por você, mas você pode esperar por ele.

Agora que você já entende melhor como funciona este meio… Tenho certeza que o artigo onde falo sobre Os 7 passos para saber o que o cliente pensa.

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