Você sabe quem é seu público alvo?

Quando se pergunta para o dono de um restaurante, ou qualquer segmento alimentício, qual o seu público, a resposta é: “meu público é todo mundo, eu vendo para todo mundo”, mas pense bem: Uma menina jovem de 16 anos tem as mesmas experiências que uma senhora de 50 anos? Um rapaz de 30 anos tem as mesmas necessidades que um de 18? Essa leitura de clientes é o principal fator para que seu negócio obtenha sucesso. E o motivo do sucesso de um restaurante ou lanchonete, não é somente pela comida, decoração, temática ou de um bom menu, e sim a satisfação do seu cliente.

Você precisa entender e saber o que e para quem você está vendendo. Para cada faixa etária, classe, sexo e nível cultural existe seu grau de dificuldade, suas prioridades, intelecto e rotina diferenciada é por isso que vamos te ensinar a descobrir quem é seu público alvo.

Responda para si mesmo novamente

Quem você quer atingir? Lembre-se que cada público tem um tipo de comunicação e abordagem diferenciada. Considere também a região onde está seu estabelecimento. Analise quem frequenta seu restaurante então, os horários, os pedidos e todas as informações possíveis para definir quem é a maioria. Apresento abaixo alguns cases para você entender que não são apenas restaurantes de pequeno porte que passam por esse problema.

Na entrevista abaixo, o gerente de Gastronomia e Turismo do Sebrae, Alexandre Ferreira, explica a necessidade de ser feita a pesquisa de mercado, como é feita a definição do público alvo e aponta os principais erros cometidos por quem quer abrir um restaurante. Clique aqui para assistir o vídeo.

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CASE MACCAFÉ

O crescimento do McCafé é um bom exemplo do resultado de uma pesquisa de mercado intensiva, que identificou um grupo pouco explorado de potenciais clientes. O McDonald’s reconheceu a importância de ouvir as exigências e suprir as necessidades deste público. Com o público-alvo bem definido, o McCafé, obteve sucesso em locais onde o café é menos desenvolvido, como países da Oceania. Em culturas cafeeiras mais desenvolvidas encontrou o sucesso na Europa, onde o preço é um fator diferencial e na América, onde oferece um local agradável aos seus potenciais clientes.

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COMO DEFINIR O PÚBLICO – ALVO

O público alvo é definido por meio das informações do próprio cliente. Quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais saberá suprir suas necessidades e conquistar o cliente de uma só vez.

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Questione os clientes

O ideal é que você faça um questionário elaborado para alguns clientes, assim você saberá quem é realmente seu público-alvo. Observe como se comportam, o que pedem, a idade, como é a rotina deles, quais as maiores dificuldades que enfrentam no dia a dia. Com isso será bem mais fácil para você definir seu público e suprir suas necessidades, auxiliando no aumento de vendas e atendimentos qualificados em seu restaurante. Fique atento em:
1. Tipo de Cliente
2. Comportamento na hora da compra
3. Segmentação Geográfica
4. Segmentação Demográfica
5. Segmentação psicográfica

AVALIE SEUS PREÇOS

Os valores de seus pratos também determinam o tipo de público que frequentará seu restaurante. Não adianta muito ter um prato que custe R$ 100,00 e vender em um local frequentado pela a classe “C”, pois existe uma grande chance de que a iguaria não seja vendida. Essa situação se inverte se houver um grande percentual do público das classes “A” e “B”, onde provavelmente seu prato terá mais saída. Se deseja garantir as vendas, fique atento aos preços e principalmente em seu público-alvo.

LOCALIZAÇÃO

Não esqueça que a localização do restaurante é um fator predominante, pois determina o qual tipo de cliente você vai atrair para seu restaurante. Uma praça de alimentação em um shopping center atrairá pessoas mais jovens e famílias, que em sua maioria buscam uma refeição mais rápida. Se seu restaurante estiver situado em bairros empresariais, provavelmente seu público será de profissionais, em sua maioria entre 25 e 50 anos.

Tendo uma definição do público, fica mais fácil a criação de campanhas, promoções segmentadas e qualquer ação voltada para esse público. Agora que você já sabe sobre o que é o público alvo e como ele é importante para seu restaurante, indicamos que você comece a analisar mais seu cliente para que possa atingir e impactar esse cliente da melhor forma. Não se esqueça de comentar aqui, no grupo do Facebook, como é a evolução do seu restaurante com essas dicas.

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