10 TENDÊNCIAS PARA 2017 EM GASTRONOMIA

A gastronomia, bem como a moda, é pautada em tendências que vão e vêm, entra ano e sai ano é normal ver antigos pratos voltarem às mesas brasileiras e outras novidades surgirem, inovação nesse caso conta muito, mesmo que seja para repaginar uma tendência e torná-la nova. Donos de restaurantes precisam sempre estar atentos às novidades e aos pratos da vez, afinal, você não quer ficar para trás enquanto a concorrência acompanha o ritmo e o paladar dos consumidores, baseando seus menus nas tendências da vez.

É claro que se você é dono de uma pizzaria ou cantina italiana, não vai necessariamente seguir uma tendência da gastronomia asiática, mesmo essa estando super em alta no Brasil hoje. É possível buscar outras novidades que se adaptem ao seu tipo de cardápio e agradem o seu público, que pode ou não ser o mesmo que frequenta restaurantes mexicanos, por exemplo.

Em quais tendências apostar agora? Existem várias, e não é necessário que o restaurante siga todas, veja as mais importantes para você e siga nelas com foco. Assim seu restaurante com certeza vai faturar mais e ser um sucesso. Separamos Dez tendências que vão estar nas mesas dos restaurantes brasileiros para você se aprofundar.

Primeira tendência

Utilize produtos locais. Desde os ingredientes até a decoração e a louça, essa valorização local pode ainda diminuir custos e aumentar a sustentabilidade dentro da sua cozinha, aposte nisso e comunique o seu público para que ele sinta essa experiência por completo.

Segunda tendência

Sirva alimentos inteiros. Com o aumento de cozinhas gourmet, o ato de se alimentar ficou muito maior. A ideia da slow food e de todo o ritual de uma ida ao restaurante pode incluir o ato de cortar os alimentos.

Terceira tendência

Perfume seus pratos. Utilize ervas aromáticas para perfumar a comida e entregar uma nova sensação ao seu cliente. Pense como seu cliente recebe o prato, qual o visual e aroma ele vai sentir antes de provar. Aromatização de pratos: Bolo ou brigadeiro ou sorvete sabor CHURROS por exemplo também é uma tendência.

Quarta tendência

Seja informal. Mesmo com o aumento das cozinhas gourmet, a melhor maneira de servir os clientes é sendo informal, sendo próximo a ele e deixando-o confortável dentro do seu ambiente.

Quinta tendência

Combinação de sabores doces e salgados. Aposte em sobremesas feitas com legumes como cenoura e beterraba em bolos e tortas, a pegada fitness interfere cada vez mais na diminuição do açúcar e no aumento do interesse em sobremesas mais naturais. Orgânicos, vegetarianos, glúten free etc.. devem estar sinalizados de forma adequada no cardápio.

Sexta tendência

Mais do que nunca o Cliente em primeiro lugar, aposte no atendimento humanizado , mesmo que tenha um Fast Food o cliente gosta de uma atenção a mais. Surpreenda sempre o seu cliente, nada melhor do que um WOW!. A experiência deve seu única , assim todos compartilham e novos clientes aparecerão.

Sétima tendência

Os modelos de negócios na gastronomia estão mudando. Veja como se adaptar e inovar. Restaurantes compartilhando o mesmo espaço, restaurantes dentro de lojas que seguem o mesmo conceito, Restaurante que tem food trucks e food trucks que criam seus pontos fixos. Repense seu negócio com um novo modelo.

Oitava tendência

Planejamento e Métricas : Não faça nenhuma mudança, campanha ou ação sem planejar e sem medir os resultados. Em tempos de crise pode ser desastroso.

Nona tendência

Relacionamento: cada vez mais é necessário se conectar com seu público. Conversar com ele através da redes sociais já não é mais novidade, são os clientes agora que que dominam , eles que compartilham suas experiências e trazem novos clientes. Essa conexão com o cliente pode representar o futuro do seu negócio. Pense nisto.

Décima tendência

Novas formas de faturamento dentro do estabelecimento, venda seu molho especial de saladas, aquela sobremesa que pode ser encomendada para viagem ou um produto que se conecte com a marca como camisetas e bonés. Mas os produtos tem que ser charmosos, diferenciados e que realmente agreguem valor para a marca.Imagine assim novas formas de aumentar seu Ticket Médio.

Por Hoje é só ! Já conhecem o RESTAURANTE de SUCESSO?

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