FOODIES: QUEM SÃO E COMO PODEM TRAZER CLIENTES PARA MEU RESTAURANTE?

Você, dono de restaurante, sabe o que são Foodies? Se ainda não sabe esse texto foi feito para você! Foodie é um termo utilizado para designar uma particular classe de pessoas, a dos alucinados por comida! Apreciar bons pratos e avaliar restaurantes é o hobbie dessas pessoas, que se interessam por qualquer tema que envolva alimentos, como apreciação de bebidas que harmonizam com determinado prato, inaugurações de grandes restaurantes, tendências, entre outros. Essas pessoas não pouparão elogios quando a comida, o atendimento e o ambiente lhes agradar, porém também não ficarão caladas se algo de ruim acontecer durante todo o processo desde o tempo de espera por uma mesa até o pagamento da conta.

Com o aumento do acesso a internet ficou ainda mais fácil dividir impressões com um público, e os foodies se tornam blogueiros, instagrammers, youtubers, no final são influenciadores, e podem fazer um restaurante bombar ou afundar, dependendo das suas impressões. O que começa como um hobbie pode se tornar uma forma de viver, quando restaurantes pagam para esses influenciadores fazerem uma boa publicidade deles nas suas redes sociais. Uma foto do local no Instagram, um vídeo no Youtube ou uma resenha no blog podem ser boa propaganda do seu estabelecimento. Isso acontece porque essas novas caras influentes do mundo digital sabem como falar com o seu público e passam muita credibilidade a ele. Se aproveitar dessa credibilidade pode ser uma ótima estratégia para alcançar clientes que antes poderiam ser mais difíceis de impactar.

consumidor influenciador fotografando prato em um restaurante
Consumidor influenciador fotografando prato em um restaurante

 

strong>Mas não é tão simples quanto parece…

Para fazer com que um foodie divulgue seu restaurante é preciso se atentar a algumas questões. É preciso encontrar o influenciador correto, nem todos eles podem ser relevantes de fato para o seu negócio, tudo depende do estilo da pessoa, se um foodie é expert em carnes e você é dono de um restaurante vegano talvez ele não seja a melhor pessoa para fazer um contato, mesmo que tenha milhões de seguidores. Como dono do restaurante, pesquise a fundo a pessoa que será escolhida para divulgar seu estabelecimento, para que a estratégia dê realmente resultado. Pense nos seguintes aspectos na hora de escolher o foodie ideal: em quais redes ele divulgaria sua marca, quais foram seus posts anteriores, o número de seguidores que ele possui na internet, e seu tipo de conteúdo.

10 ideias de BLACK FRIDAY para restaurantes

Conheça a fundo a pessoa, descubra se é um crítico gastronômico e não se esqueça de tratar ele como um cliente normal quando estiver no seu restaurante, a experiência deve ser verdadeira, quando as coisas são forjadas na internet fica fácil de notar a falta de naturalidade. Impactando os foodies positivamente você estará conquistando influenciadores que com certeza trarão novos consumidores para o seu restaurante. Faça degustações, eventos e workshops, crie no seu estabelecimento uma rede de informação gastronômica, com isso um foodie puxa o outro e você só vai ter precisado criar a primeira parceria, se essa for um sucesso e bombar nas redes as outras virão com facilidade e seu restaurante se tornará sinônimo de boa comida, bom atendimento, e boa experiência.

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *