Como gerar marketing boca a boca positivo para seu restaurante

Como gerar marketing boca a boca positivo? Do que adianta investir em todos os tipos de comunicação, como revistas, identidade visual e publicidade se o seu restaurante não agrada ao cliente. Só os clientes satisfeitos saem falando bem!

Todos queremos nossos restaurantes bem falados, seja em rodas de amigos, seja nas redes sociais e sites. Alguns sites como www.tripdadvisor.com são frequentemente visitados por pessoas que querem indicações de restaurantes e bares. Essas páginas são feitas com indicações de outros clientes que já frequentaram o local, e não críticos e sites de gastronomia. O consumidor agora tem voz ativa e ele tem que ser incentivado a falar, e bem. Uma pesquisa feita pela Associação dos Restaurantes da América (National Restaurant América – NRA) mostra que o marketing boca a boca é um tema que os restaurantes devem prestar bastante atenção quando o assunto é marketing gastronômico. De acordo com a NRA mais de 94% dos adultos aceitam indicação de amigos e familiares para resolver por qual restaurante optar.

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Afinal, o que é marketing boca a boca? Em termos mais simples ele pode ser definido como as opiniões de pessoas que já usaram algum tipo de produto ou frequentaram aquele determinado lugar e indicam para outros grupos de pessoas. Assim, da mesma forma como um cliente pode falar bem, ele também pode falar mal. A grande dúvida de muitos donos e proprietários de restaurantes é se o marketing boca a boca funciona mesmo.
Sim, funciona. O marketing boca a boca opõe-se totalmente a publicidade tradicional veiculada pelo rádio, TV, comerciais, dando início a uma estratégia de “marketing de massa” baseada na premissa de que difundir uma mensagem ao máximo possível de pessoas seria a melhor forma de alcançar o maior número possível de consumidores interessados em um produto ou serviço.

O boca a boca, que também pode ser chamado de “micromarketing”, parte do princípio de que a mensagem dirigida a cada indivíduo é muito mais poderosa por ser mais pessoal, podendo alcançar grande impacto e atingir uma quantidade maior de pessoas do que a mensagem veiculada pelos meios tradicionais, bastando para isso que seja repassada por indivíduos com grande número de contatos e dispostos a promover determinados produtos ou serviços a quem lhes der ouvidos.

Surpreenda seu cliente, quebre as regras e gere o “BOCA A BOCA”!

Forneça experiências diferentes e inusitadas para gerar o boca a boca. Ninguém indica um restaurante para um amigo se teve uma experiência mais ou menos. As pessoas indicam, colocam nas redes sociais, e até convidam amigos pra participar de experiências extraordinárias em restaurantes. Seus clientes sempre se lembram de experiências positivas e a imprensa também adora novidades.

Surpreenda seus clientes nas datas comemorativas

O Outback realizou uma campanha criativa chamada “Outback B-Day Chair”
A campanha é bem interativa e aborda o conceito de que as redes sociais acabaram com os abraços de feliz aniversário. Pensando nisso o Outback criou uma campanha para aniversariantes batizada de Day Chair, onde uma cadeira controlada pelos amigos do Facebook distribui abraços. A cada comentário desejando parabéns ao aniversariante a cadeira dá um abraço, e são tiradas fotos para ver a reação de quem é homenageado. Veja o vídeo a baixo.


Surpreenda resolvendo problemas, este é o marketing mais poderoso que você pode fazer

Para cada pessoa com quem um cliente satisfeito fala, um cliente insatisfeito fala com cinco. Mas, um cliente insatisfeito, que se tornou satisfeito, fala com dez. Pense nisto por um minuto. Transformar um cliente insatisfeito em satisfeito vale dez vezes mais disseminação boca a boca que satisfazer um cliente pela primeira vez.
Este é provavelmente um comentário sobre a triste situação do serviço ao consumidor nos dias atuais, quando as pessoas ficam tão surpresas quando são bem tratadas que correm para contar a todo mundo o que aconteceu. Esta é uma grande oportunidade para você. Se um prato não agradou, ofereça outro. Se o serviço demorou, ofereça a sobremesa de cortesia. O cliente deve sair satisfeito de seu restaurante de qualquer maneira.

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