Como descobrir o diferencial do seu restaurante

Você sabe que o mercado gastronômico está cada dia mais competitivo. São muitos restaurantes, bares e outros estabelecimentos competindo pelos mesmos fregueses. Então, como se destacar no meio desse mercado? O que fazer para chamar a atenção de possíveis clientes?

Nesse texto, daremos uma série de cases incríveis, para que você possa se inspirar e aplicar no seu restaurante, de locais que surpreenderam os seus clientes, por ousarem, saírem do comum e quebrarem paradigmas. Confira abaixo o que esses restaurantes fizeram que encantaram os seus fregueses e outras dicas de como você pode se diferenciar no mercado gastronômico.
foto crazy restaurante

COMO PERCEBER E CRIAR O DIFERENCIAL DO SEU ESTABELECIMENTO

Como saber o que o seu estabelecimento gastronômico pode fazer de diferente para se destacar no meio de uma grande gama de concorrentes? Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, mas, existem alguns pontos a serem notados, para saber o que fazer de inovador e assim sair na frente da concorrência.

Primeiro passo é fazer uma análise profunda do seu estabelecimento, conhecer todos os seus pontos fracos e fortes, dessa maneira, você vai conseguir se diferenciar. Já que apenas sabendo todas as qualidades e defeitos do seu negócio é que ele pode avançar.

Segundo ponto importante a se verificar é a formação do seu time, nenhum lugar consegue chegar a inovação e ao ápice de qualidade, sem um time bom ao redor. Por isso, tenha paciência na hora de escolher os seus funcionários, treino-os bem, mantenha-os focados e com somente um objetivo em comum, dessa maneira, você pode chegar ao topo e se destacar no meio gastronômico.
Por fim, sempre incentive a inovação, nunca é positivo para você e sua equipe, estagnar e não tentar fazer algo novo. Isso vai gerar um comodismo, o qual, vai levar a perca de qualidade do seu negócio, sempre tente avançar, inovar, se destacar no seu meio, assim, seu empreendimento irá prosperar.
Por isso, separamos abaixo alguns locais gastronômicos que a comida deixa de ser a principal atração, confira quais são:

DANÇA E MÚSICA

Já pensou curtir o jantar com a família, enquanto assiste a um musical da Broadway, apresentado pelos próprios garçons. Pois, essa é a ideia do Brooklyn, restaurante localizado em São Paulo, no qual, os garçons fazem muito mais do que apenas servir os clientes, eles são os próprios artistas do espetáculo.

atrações em um restaurante

No Brooklyn, todos os garçons são também bailarinos e cantores, assim que eles são contratados, passam por um treinamento intenso, para conseguir, além de servir as mesas, fazer o show. É uma verdadeira surpresa, que você pode pegar como uma ideia, a qual, pode ser aplicada no seu restaurante um dia. Além disso, a casa ainda conta com um pianista, a qual, entretêm o público, quando o show ainda não está sendo realizado, por isso, todo os clientes passam por uma experiência única e marcante e saem desse restaurante, falando muito mais do que apenas da comida.

MONOMOTOR NO TETO

Outro case interessante para se comentar, no qual, você pode tirar ideias para a decoração do seu restaurante, vem do Bar Brahma do campo de Marte. Fazendo jus a sua localização, esse bar tem uma decoração toda especial, inclusive, com um monomotor pendurado no teto do salão. Todos os clientes ficam encantados com o pequeno Piper Cherokee acima das suas cabeças e os chopes tomados ficam ainda mais saborosos com essa decoração. Veja a baixo algumas imagens

decoração e elementos em um restaurante

RESTAURANTE NO FUNDO DO MAR

Uns dos restaurantes mais famosos do mundo, não se destaca apenas por sua comida, o Ithaa, localizado Ilhas Maldivas, é conhecido no mundo todo, por ser construído no fundo do mar. Isso mesmo, essa atração está cinco metros abaixo no nível do mar, por isso, enquanto você come, dá para observar os peixes e outros animais marinhos passando ao lado da sua mesa, só que claro, do lado de fora.

restaurante embaixo dágua

Existem algumas regras específicas que os clientes devem cumprir para visitar esse restaurante, como chegar sempre no horário reservado, não trazer crianças para o jantar e estar vestido com roupas sociais. Esse restaurante é tão famoso, que as reservas precisam ser feitas sempre 20 dias antes do seu jantar, pois, a fila de espera é grande. Além de estar embaixo d’água, a comida tem qualidade e os clientes ficam satisfeitos, mas, o que importa mesmo é o diferencial dele estar abaixo do nível do mar.

RESTAURANTE KOMBI

Um último case no qual o seu restaurante pode se inspirar, é o que fez o empresário Rolando Vannuci, que aproveitou um cruzamento famoso em Perdizes para montar a sua base e vender somente massa. Com sua Kombi-restaurante e usando o espaço externo de uma loja de lingerie, ele consegue movimentar o seu negócio vendendo massa na rua, um negócio diferente, ousado e que deu muito certo.
Assim, ele consegue gerar o seu lucro e até aumentou o tamanho do seu negócio, graças a movimentação do seu carro restaurante rua. Por fazer um aspecto diferente, fugindo da venda de cachorro quente, ele atraí clientes diferentes e consegue o seu público próprio, por isso, que é importante a criatividade e a ousadia.

CAMISINHAS DE BRINDE NA SAÍDA

Esse talvez não seja o melhor case do que fazer no seu restaurante, mas, mesmo assim, consegue chamar a atenção. O restaurante Cabbages and Condoms na Tailândia, ao invés de oferecer as tradicionais balinhas de hortelã, disponibiliza camisinhas para o cliente na saída. Esse fato inusitado faz o restaurante ser bastante famoso no seu país, a questão aqui é a inovação, a qual, sempre vai chamar a atenção.

Gostou do artigo? Dê a sua opinião:
Ficou com dúvidas e quer saber mais sobre Marketing Gastronômico?
Então, entre aqui e participe do grupo no Facebook para continuar a receber nossa dicas! Ou mande um e-mail: [email protected]

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *