COMO ABRIR UM RESTAURANTE SEM SABER NADA DE MARKETING?

É muito comum encontrar profissionais querendo mudar de carreira e empreender na área da gastronomia pode ser uma ótima opção para quem quer aliar o gosto pela cozinha ao desejo de ser um empresário de sucesso, mas é possível abrir um restaurante sem saber nada de marketing? Vamos conhecer algumas dicas para tornar isso possível.

Crie um ambiente interessante para seu público

Segundo o SEBRAE, a temática do seu restaurante precisa estar de acordo com o local onde você irá abrir seu negócio, pois é necessário que se gere interesse pelo seu restaurante. O ponto é responsável por 50% do sucesso da sua empreitada, já que o importante é o número de pessoas que passam pelo local e tem a chance de conhecer seu negócio. Por isso, em uma visita ao local, preste atenção nas pessoas que o frequentam e nos demais estabelecimentos ao redor, pesquisando preços praticados nos restaurantes próximos. Faça perguntas pela região e descubra o que as pessoas sentem falta quando precisam comer por ali. Esses pequenos passos podem ser feitos em poucos dias e, através deles, já é possível saber qual público você atenderá, o que ele deseja, qual a sua concorrência e quanto cobrar – tudo isso sem saber nada de marketing!

A apresentação do restaurante deve ter uma identidade visual condizente com sua proposta (saiba mais). A criatividade do ambiente ajuda a chamar a atenção do cliente, sendo um elemento que, divulgado boca a boca, atrai pessoas curiosas em conhecer o lugar, até mesmo a mídia, que é uma aliada importante na divulgação de um restaurante (aprenda mais aqui).

Atue com organização e profissionalismo

Sendo o chef, é recomendável que você delegue certas funções gerenciais a outra pessoa (para não se sobrecarregar e ter tempo para curtir a família), por isso, suas orientações devem ser claras, e você, um exemplo de conduta, organização e profissionalismo para seus funcionários.

Mas não adianta fazer tudo isso e esquecer-se do principal: a comida! Uma boa refeição, que supere expectativas, encanta clientes de um restaurante, tornando-os consumidores fiéis da sua marca. Não se esqueça de que um prato bonito e bem elaborado também atrai clientes e ajuda no boca a boca. Use sua experiência pessoal para buscar referências em restaurantes que costuma visitar e procure aperfeiçoar seu talento através de cursos, livros e blogs de gastronomia, buscando novas tendências que dialoguem com você e sua cozinha.

Contrate um sistema de gestão (saiba mais) para controlar seu estoque, fluxo de caixa e cadastrar clientes, usando esta opção para criar promoções e premiar clientes fiéis. Conhecer a fundo e informatizar seus dados são essenciais para aumentar seu ticket médio e superar contratempos financeiros em períodos difíceis.

Dê publicidade ao restaurante

Finalmente, é preciso dar publicidade ao seu restaurante. Contrate gráficas para criar materiais promocionais para divulgar seu restaurante pela região. Uma presença na rede social é muito importante, nas redes sociais, crie páginas com fotos do local, de pratos do cardápio e dos materiais promocionais (não se esqueça de divulgar para sua rede de contatos e de seus funcionários). Caso tenha dificuldades, peça ajuda a alguém que tenha conhecimento em redes sociais. Use essas páginas como meio para aceitar sugestões e ouvir reclamações com o objetivo de criar uma relação mais próxima e duradoura com seu cliente.

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