Ajude seu cliente a postar nas redes sociais

Ajude seu cliente a postar nas redes sociais

Sabemos que hoje o uso das redes sociais para anunciar ou divulgar seu restaurante virou algo indispensável. Mas, quando os nossos próprios clientes fazem a campanha, o efeito é muito melhor.
Muitos restaurantes elaboram estratégias divertidas para ajudar os clientes a divulgar seus pratos e experiências nas redes sociais. Confira algumas dicas para que seu cliente comente e compartilhe sobre seu restaurante nas redes sociais, ajudando você a alcançar novos públicos e aumentar seu faturamento.

CASE – CARMEL WINERY

Que atire a primeira pedra quem nunca, nem uma vez, viu um prato delicioso e, antes de dar aquela garfada, pegou o celular para fazer uma foto e colocar nas redes sociais.
É justamente para ajudar os instalovers que o chef Meir Adoni, do restaurante Catit e da casa de vinhos Carmel Wirnery, em Israel, criou alguns pratos especiais que são perfeitos para uma foto. Um dos pratos, chamado de Limbo, é ideal para quem ainda não tem muita experiência no assunto, pois vem até com uma estrutura para você encaixar o celular.

fotografando prato em restaurante 1

fotografando prato em restaurante 2

fotografando prato em restaurante 3

Bem, por enquanto ainda não existem informações se essas engenhocas serão vendidas para o público, mas elas já são usadas para os jantares Foodography, dedicado aos críticos e entendidos de gastronomia. Assista ao vídeo:

EFEITO HASHTAG

Você já viu aquelas promoções que contém a hashtag (o joguinho da velha: #) e a frase escolhida? Quem usa muito essa estratégia para anunciar seus pratos novos e descontos é o restaurante italiano Spoleto, que lançou recentemente a campanha #proveiSpezzatino #curtindooSpoleto no Facebook e no Twitter, gerando grande impacto nas redes sociais, com mais de 1 milhão de pessoas curtindo e compartilhando.

Com essa campanha o Spoleto pode estimular os clientes a usarem a hashtag para darem sua opinião sobre a novidade do seu cardápio no Facebook e no Twitter. A rede escolherá frases para ilustrar menus digitais em seus restaurantes. Ao acompanhar e monitorar seu cliente através da hashtag postada você o torna “digital” e pode se relacionar com ele. Que tal criar uma hashtag para seu restaurante, causando impacto nas redes sociais?

Coloque uma hashtag em todas as suas campanhas, materiais de ponto de vendas e promoções. Quando bem elaboradas e posicionadas, as hashtag farão com que pessoas interessadas pelo assunto do seu conteúdo visualizem suas publicações nos resultados de pesquisa e cheguem até o perfil do seu restaurante. Monitorando a resposta do público, convide seus consumidores para outras ações.

O PRÓPRIO RESTAURANTE COMPARTILHANDO PARA SEUS CLIENTES

Que tal se seu cliente receber de cortesia uma foto quando estiver com seus amigos ou parceiro? Existem algumas máquinas que podem ser deixadas no restaurante ou bar e, ao tirarem fotos, são compartilhadas com a moldura e logomarca do seu estabelecimento. Outra opção é colocar um fotógrafo, que pode estar vestido de maneira divertida, tipo repórter ou lambe-lambe, e depois enviar a foto com a moldura do restaurante para o e-mail do cliente ou publicar no site do restaurante. Essa estratégia é ótima, pois você fará uma lista de e-mails e trocará likes no Facebook, fidelizando e colaborando para trazer seus clientes de volta inúmeras vezes.

amigos se fotografando

NA HORA DO CAFEZINHO

Lembre seu cliente das suas redes sociais com “lembretes”. Uma das ideias é colocar plaquinhas em alguns produtos, se couber dentro do seu estilo de restaurante, tipo este hambúrguer: Ou oferecer, como acompanhamento do café, um quitute “digital” como estas balinhas ou biscoitos. Uma maneira simpática de solicitar aos seus clientes que compartilhem com seus amigos se gostaram da refeição

compartilhando foto comida nas redes sociais

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