Tendências de Alimentação fora do lar: o que os clientes esperam de seu restaurante

Saber exatamente o que o cliente espera do seu restaurante, essa é uma resposta que você, que é dono de um restaurante, gostaria de saber. O que fazer para agradar o seu cliente, como fazer com que o seu cliente retorne ao seu restaurante, ou aumente o ticket médio gasto, ou ainda indique o seu restaurante para outras pessoas, aumentado assim o número de fregueses.

hamburguer e batata frita em um restaurante

Essas são questões delicadas, as quais, em momentos de crise como o que enfrentamos atualmente no Brasil, são cruciais de serem respondidas. Assim, você vai conseguir agradar o seu cliente e ainda aumentar o seu faturamento, o que é essencial para conseguir se manter firme e estabilizado nesse mercado tão competitivo como é o gastronômico. Nesse texto, iremos dar algumas dicas indicando o que os clientes esperam do seu restaurante, o que faria um cliente retornar ao seu estabelecimento. Venha conferir.

Rapidez

É interessante notar que na última pesquisa feito pelo Ibope em 2014, que perguntava em qual tipo de restaurante os brasileiros comiam quando estavam fora de casa, o restaurante por quilo dominou o ranking, sendo a escolha para 27% dos entrevistados, depois veio os restaurantes fast food, com 19% de preferência da população.

cliente se servindo em um restaurante

Isso demostra que um primeiro aspecto que os clientes esperam do seu restaurante, principalmente de segunda a sexta, no horário comercial, sábado e domingo não se incluem nessa regra, é a rapidez do serviço. Por isso os restaurantes por quilo e os fast food se encontram a frente dos restaurantes la carte, no qual, o prato deve ser preparado na hora e isso não daria tempo para a maioria da população brasileira esperar, durante o horário de almoço. Desta forma, o que você vende para seu cliente alem de uma ótima refeição e um atendimento primoroso é um produto chamado: TEMPO.

Assim, caprichar no atendimento e oferecer comida de forma bastante rápida, pode ser um diferencial do seu restaurante nesse sentido de atrair a atenção do público e conseguir aumentar o número de fregueses, os quais, consomem em seu restaurante. Nesse sentido as redes sociais podem ser uma grande aliada, divulgue fotos dos seus pratos prontos em seu Instagram, aceite pedidos online via Whatsapp, inove neste sentido.

Comida saudável

Até mesmo em restaurantes fast food, as pessoas querem encontrar pelo menos uma opção de prato saudável, isso se deve ao grande aumento da obesidade na população brasileira, segundo uma última pesquisa feita pelo IBGE e divulgada em 2013, mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso.

Assim, vocês donos de restaurantes, devem se preocupar com esse aspecto, não precisam apenas colocar comidas saudáveis em seus cardápios, pois, ainda existe muita gente que quer comer um delicioso hambúrguer com bacon e cheedar, mas, colocar um ou dois pratos totalmente naturais, vai atrair um nicho de público para o seu restaurante, o qual, talvez você nunca teve e isso vai aumentar o seu faturamento, o seu lucro e claro, os seus clientes.

cliente pegando salada em restaurante

Promova ainda mais seu restaurante

Para promover ainda mais o seu restaurante nesse sentido, use bastante as redes sociais, divulgue em seu Instagram os novos pratos criados apenas para uma parte do seu público mais fitness. Vocês donos de restaurante também devem iniciar discussões no Facebook sobre tipos de comidas saudáveis, isso irá chamar a atenção de um certo público, o qual, não tinha uma relação forte com o seu restaurante, mas, graças a essa mudança em seu cardápio, pode quem sabe, virar um futuro cliente do seu estabelecimento.
Facilidade no pagamento

Outro aspecto importante que os clientes esperam do seu restaurante é a facilidade no pagamento. Isso inclui você oferecer opções para diversos cartões de credito, além claro, de permitir o uso do vale refeição em seu estabelecimento. Se você, por acaso, não aceitar algum tipo de vale refeição, acaba perdendo um número grande de clientes, os quais, queriam comer no seu restaurante, mas não podem, pois, estão sem dinheiro para gastar e a única forma de pagamento seria o vale refeição.

Outro ponto importante quando se trata da facilidade no pagamento é ter vários caixas, isso serve principalmente para quem possui um restaurante por quilo e deixa apenas um caixa aberto, assim, as pessoas teriam que esperar muito tempo na fila e se irritariam com essa situação, criando um constrangimento para o seu restaurante e um fator negativo, o qual, poderá atrapalhar o retorno de vários desses clientes e assim afetar diretamente o seu orçamento e o lucro do seu restaurante.

Sustentabilidade

Pode até parecer um aspecto pouco importante, mas existe cada vez uma preocupação do público do seu restaurante, quanto ao fato de como seus alimentos são preparados e o que acontece com a sobra de comida, isso se referindo mais propriamente a você que é dono de um restaurante por quilo.

Os seus clientes querem saber sobre o desperdício da sua comida e sobre como você lida com essa sobra, a qual, invariavelmente acontece todos os dias, pois, é impossível acertar a quantidade certa de comida a ser feita. Isso tem uma grande importância, pois, são mais de 39 mil toneladas de alimentos jogados fora todos os dias no Brasil, quantidade que daria para alimentar 19 milhões de pessoas.

Um aspecto interessante do ponto de vista do marketing, é o seu restaurante mostrar que não está desperdiçando comida, mostrando que os restos dos alimentos são doados para instituições de caridade e colocando essas fotos nas redes sociais.Recentemente a ONG Banco de Alimento lançou o projeto “Desperdício Gourmet, o qual incentivava os restaurantes a fazerem pratos com alimentos que eram jogados fora, como cascas, sementes e talos. Essa foi uma ação bem planejada e o seu restaurante poderia fazer algo parecido com isso, lembrando claro de sempre colocar esses passos nas redes sociais do seu estabelecimento, para assim, conseguir uma melhor divulgação e mais público.

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