VANTAGENS DE INVESTIR EM SOM AMBIENTE PARA MEU RESTAURANTE

Diversos fatores contribuem para que a experiência do cliente em um estabelecimento seja satisfatória e, consequentemente, tenha um impacto positivo na lucratividade. Já parou para pensar que até mesmo a música ambiente de seu restaurante afeta a experiência do cliente?

A música está presente diariamente em nossas vidas, seja dentro do carro, nos smartphones ou nos estabelecimentos. De alguma forma o som compõem nossa rotina diária. A música possui capacidade de influenciar positivamente o cliente, gerando nele memórias associativas devido ao peso emocional que trás consigo e que leva a um envolvimento do cliente com os produtos oferecidos neste estabelecimento. O mesmo acontece no sentido contrário, uma escolha ruim do som ambiente pode afetar negativamente os negócios, a falta de um som adequado pode causar a sensação de desconforto nos clientes, levando-os a um menor tempo de permanência no local e também um menor índice de consumo.

A música pode, portanto, se tornar um fator diferencial nos restaurantes. Para isso, é necessário uma playlist elaborada corretamente, atentando-se para algumas variáveis tais como segmento, público alvo e o ambiente em si. Dentre os dados utilizados para que seja definido o som ideal para aquele estabelecimento estão: perfil do consumidor, idade, sexo, conceito e os produtos oferecidos. É importante estabelecer, a partir destes e outros dados, qual o tipo de sensação que você pretende causar no ambiente utilizando-se da música. O ambiente deve ser mais aconchegante? Requintado ou luxuoso? De maneira geral, a intenção é definir qual o estado mental capaz de gerar mais lucratividade ao seu negócio.
Os conceitos de neuromarketing e marketing sensorial permitem entender melhor a influência do som ambiente na experiência e satisfação do cliente.

NEUROMARKETING E MARKETING SENSORIAL

O neuromarketing resulta da união do marketing e da neurociência aplicada, tornando possível traçar estratégias mais eficazes. Uma vez que o processo de tomada de decisão nem sempre é lógico, e que muitas vezes consiste em um processo emocional, nossos sentidos podem influenciar nossas decisões. Nesse sentido, o neuromarketing ajuda com descobertas científicas sobre como as pessoas reagem a diferentes estímulos e qual a melhor forma de se criar uma campanha de marketing inteligente e eficaz.
O marketing sensorial, por sua vez, é a exploração dos sentidos de forma estratégica de marketing, visando potencializar o valor da marca, gerar novas experiências no momento de compra do consumidor e transmitir a mensagem desejada.
Você já entrou em um local para comprar uma coisa e acabou comprando outra? Isso acontece devido à influência que o ambiente exerce sobre nós, deixando-nos propensos a tomar uma decisão diferente da inicial. A música, nesse contexto, pode ser um fator influenciador, ativando emoções, gerando sensações e influenciando o comportamento do cliente durante a experiência de consumo, fazendo com que este se identifique com o conceito e os produtos oferecido e agregando valor a marca.

VANTAGENS DE INVESTIR EM SOM AMBIENTE PARA MEU RESTAURANTE

O investimento em um som ambiente de qualidade e adequado ao negócio pode ser um forte aliado para os restaurantes. A música nesses ambientes tende a ser mais calma, suave, sofisticada, permitindo que o cliente possa ter uma refeição tranquila e agradável. O som ambiente precisa estar alinhado com o conceito do seu restaurante, obviamente, para tanto é necessário ter bem definido o tipo de público que se pretende atingir e a sensação que se pretende criar nesse ambiente.
Alguns restaurantes já adotam serviços de marketing sonoro. Segundo a WG Comunicação que atende o Restaurante Romanos, localizado em Campinas/SP. A opção por uma playlist personalizada trouxe a esse negócio maior exclusividade e sofisticação do ambiente, sendo, portanto, um case de sucesso dentro deste segmento.
O mundo se encontra em constante mudança, portanto, há uma maior necessidade em se investir em produtos e serviços que possibilitem aos clientes uma nova experiência de consumo. A audição é um sentido delicado e importante, já que exerce influência sobre o corpo como um todo. Nesse sentido, o som ambiente é um fator essencial para uma experiência multissensorial agradável e completa, fazendo com que seu restaurante venha se destacar frente aos demais concorrentes.

Fonte WG Comunicação

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