Como Montar um Cardápio de Restaurante Self Service?

Um dos diferenciais mais importantes que uma empresa pode ter é o seu produto, algo que também vale no ramo alimentício. Por isso, se você tem um buffet no seu estabelecimento, aprenda como montar um cardápio de restaurante self service. Essa é uma das melhores formas de se destacar em meio à concorrência.

As dicas a seguir vão te ajudar a deixar o seu menu ainda mais atrativo e conquistar os clientes pelo estômago. Veja!

Defina as opções do dia (uma das melhores dicas de como montar um cardápio de restaurante self service)

Até quem não é dono de restaurante sabe que muitos deles possuem dias específicos para servir alguns pratos. Prova disso é a feijoada, que tradicionalmente é feita todas as quartas-feiras nos mais diversos estabelecimentos alimentícios. Mas essa prática não é só tradição!

A partir do momento que você define o que será servido em cada dia da semana, passa a ser lembrado por isso. Então, para marcar positivamente a sua clientela, comece a trabalhar com pratos fixos e não esqueça que no menu diário não pode faltar:

– carnes;
– massas;
– guarnições;
– saladas;
– sucos;
– sobremesas.

Crie cardápios temáticos

Uma tática muito usada em restaurantes self service, e que rende bons retornos, é a criação de cardápios temáticos para cada dia da semana. Na prática, é definido um dia para servir comida mexicana, outro para comida italiana, árabe, japonesa etc.

Antes de adotar isso, verifique se os cozinheiros possuem conhecimento sobre essas culinárias. Do contrário, é melhor trabalhar apenas com o que vocês fazem de melhor, para não prejudicar a imagem do restaurante.

Ofereça diversidade de pratos

A variedade de opções no cardápio certamente é algo que influencia as vendas no ramo alimentício, especialmente em self service. Portanto, não limite o seu restaurante às opções do dia. Elas são importantes, mas sempre é vantajoso surpreender o consumidor com um prato novo.

Com isso, pode agradar a diversos gostos e reter clientes, já que muitos deles escolhem outros restaurantes justamente para experimentar novidades de pratos quentes e frios.

Como sabemos que montar um cardápio de restaurante self service diversificado nem sempre é fácil, confira duas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

Aproveite as tendências gastronômicas

O que acha de tornar o seu restaurante mais vegan friendly? Já pensou em elaborar receitas mais balanceadas e nutritivas? Já tentou trabalhar com alimentos orgânicos e destacar isso no cardápio?

Se atentar às tendências gastronômicas e começar a oferecê-las no seu self service é uma excelente forma de variar o cardápio e isso ainda pode colocar o seu restaurante à frente dos concorrentes.

Utilize ingredientes que sobraram na panela

Essa é outra importante dica de como montar um cardápio de restaurante self service. A carcaça de peixes, por exemplo, pode render excelentes caldos e sopas; o feijão pode virar tutu ou baião de dois; e o frango pode ser desfiado para virar um belo fricassé.

Use a criatividade e a economia a favor do seu negócio e também confira dicas de marketing para restaurante self service, disponível aqui no blog. Acredite: junto com um cardápio bem elaborado, elas vão ajudar a alavancar as suas vendas!

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *