Recentemente, postamos uma texto bastante interessante – 7 DICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU RESTAURANTE ATRAVÉS DA INTERNET!, mas muitos nos perguntaram – O Que é Marketing Gastronômico? Como duas áreas, para a maioria, distintas podem complementar uma a outra? Sim, elas se complementam (e muito!!!), andam juntas o tempo todo.
Vejamos:
Nos dias de hoje, o conceito de gastronomia passou daquele estágio de modismo, para assumir um caráter muito importante na economia do país. Sendo assim, cada detalhe ao seu redor é muito importante. A gastronomia tangencia áreas de criação, produção, administração e marketing. É, sobretudo, um negócio que acompanha tendências da economia, de estilos de vida das pessoas, comportamentos e, principalmente, desejos e necessidades.
É por meio de pesquisa que o marketing identifica as necessidades e desejos do cliente e desenvolve serviços e produtos, comunicação e canal de distribuição adequados para esse mercado-alvo.
O setor gastronômico, portanto, necessita de inspiração e muita criatividade por parte dos empreendedores; e de organização e estratégias por parte dos gestores para conceber, produzir e vender produtos de sucesso.
O marketing transforma necessidades em desejos, fazendo com que a gastronomia transfira significados sensoriais e emocionais para seus clientes.
Desta forma, a essência do marketing gastronômico está em criar diferenciação para a marca e investir na comunicação da mesma. Significa ampliar o conhecimento que o cliente tem dela.
E não para por aí! É preciso despertar no cliente amor, paixão, estima pela marca. O marketing gastronômico trabalha, então, não apenas o tangível, mas o intangível: desejos, emoções, sensações.
Trata-se de dar um sentido e um valor próprio ao ato de ir a um restaurante, bar, cafeteria ou food truck, fazendo com que o consumidor perceba mais do que uma troca comercial, mais do que uma simples aquisição de um produto ou serviço. É agregar valor!