Hoje em dia é muito difícil conhecer algum empreendimento que consiga se estabelecer sem um bom trabalho de marketing digital.
O mercado gastronômico vem crescendo dia após dia e adere as novidades como o uso das tecnologias e de divulgações on-line, por meio do marketing digital, criando campanhas de links patrocinados e com o próprio e-mail marketing.
Que fique claro, o trabalho de marketing digital não está restrito apenas às grandes corporações, pois o mercado está cada vez mais competitivo para todos os tamanhos de empreendedorismo.
Não se adequar às novas tendências de trabalho e divulgação, pode comprometer seriamente o rendimento e até a viabilidade do seu negócio, inclusive do setor gastronômico.
A uns anos atrás, a principal propaganda para o setor eram os próprios clientes, que faziam a divulgação com o famoso “boca a boca” comentando aos amigos desde os pratos que mais gostaram até do excelente atendimento. Agora, imagine hoje onde esses comentários estão na internet, que tem um alcance infinitamente maior!
Por isso, preparamos 8 dicas rápidas de como realizar o marketing digital de forma eficiente no seu negócio. Confira:
Invista em um website para o seu negócio
Antes de tudo, você precisa ter um site otimizado e responsivo para receber suas visitas, tanto em um smartphone, tablet e desktops. Ter um web site é a principal fonte de atração, pois através dele é possível inserir todas as informações sobre o seu restaurante, como: os menus, biografia, chefs, cardápio, endereço, etc.
Esteja nas redes sociais em que os seus clientes estão.
O que aumenta os índices de engajamento nas redes sociais a um negócio voltado para a gastronomia são as fotográficas dos alimentos, que podem gerar um interesse nas pessoas de irem ao seu restaurante e experimentar o prato que foi visto no seu site/redes sociais. A tecnologia é muito útil e traz facilidades que precisam e devem ser utilizadas a favor do progresso. Como restaurantes têm um apelo muito visual, recomenda-se que o conteúdo postado nessas mídias tenha um forte apelo, com fotos de seus pratos sempre muito bem produzidas por fotógrafos profissionais, por exemplo.
Apareça em ferramentas de localização
Para que o seu restaurante possa ser achado com facilidade na internet, você deverá cadastrar nos serviços de mapas, como o Google Maps e Waze, deixando bem claro as informações do estabelecimento.
Invista em um blog com conteúdos interessantes.
Quando um visitante entra no seu site para conhecer um pouco melhor o seu restaurante e encontra um blog com diversos artigos falando sobre coisas que são do interesse dele, com certeza, aumenta a credibilidade do seu negócio.
Incorporar um calendário prevendo datas promocionais, como dia dos namorados, dia das mães, entre outros.
Em datas comemorativas, os restaurantes recebem grande demanda e precisam informar aos seus clientes com antecedência algumas informações, como horário de funcionamento, reservas e entre outros. O ideal é divulgar através do seu site e criar posts nas redes sociais como um calendário sobre essas datas promocionais para ganhar reconhecimento do seu público.
Mantenha o cadastro dos seus clientes sempre atualizados e realize campanhas de e-mail marketing.
Se no seu negócio você possui uma lista de mailing, é importante investir em comunicação dirigida com o seu público. Seja para enviar promoções, avisos, matérias do seu blog e entre outros assuntos. Mas se você ainda não possui um mailing, está perdendo uma grande oportunidade de conversar com os seus clientes e mantê-los fieis a sua marca. O que você está esperando?
Mensure os seus resultados através das redes sociais e dos links patrocinados.
Um dos principais fatores para se utilizar as redes sociais e links patrocinados é a facilidade em ter a mensuração dos resultados em suas mãos. É possível definir estratégias com os resultados obtidos e se comunicar com o seu público de maneira muito mais eficiente e certeira. Com isso você irá conseguir atrair pessoas interessadas e potenciais clientes para o seu negócio.
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