Como administrar um restaurante pequeno

Gerir um negócio não é uma tarefa simples, administrar um restaurante não seria diferente. Além de se preocupar com a qualidade dos pratos servidos, bom atendimento, é preciso ainda lidar com administração financeira, coordenar funcionários, negociar com fornecedores, manter o estoque de mercadorias organizado e ainda investir na divulgação do restaurante.

Quer algumas dicas de como administrar um restaurante pequeno? Continue lendo este artigo.

Dicas de como administrar um restaurante pequeno

Tem dúvidas de como gerenciar seu pequeno restaurante, fazê-lo crescer e trazer lucratividade? O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é planejar e pesquisar. Organize as contas do seu negócio, defina atividades diárias como compras de abastecimento, preparação dos pratos, limpeza do salão e coordene seus funcionários. Claro, sem esquecer da divulgação de seu negócio. Confira algumas dicas que vão te ajudar:

Planejamento é tudo

Antes de qualquer coisa é importante pesquisar. Fazer uma análise de mercado é essencial para compreender como administrar um restaurante pequeno, ainda entender como outros gerem suas operações e analisar casos de sucesso. Tudo isso pode ser uma boa maneira de guiar sua administração. É importante também ficar sempre atento às tendências de mercado e tentar adaptá-las à realidade do seu restaurante.

Além disso, procure também quais são os melhores fornecedores, faça compras em mercados atacados e consiga os melhores preços. Planeje seu cardápio para que as opções servidas sejam de fácil preparo e tenham ingredientes com um bom custo-benefício.

Atenção ao seu fluxo de caixa

Um erro muito comum de pequenos negócios é não dar a devida atenção às contas do estabelecimento. Ou seja, não organizar um fluxo de caixa. É importante que todos os gastos estejam na ponta do lápis. Por exemplo, gastos com compras, custos internos para manter o negócio, o salário dos colaboradores e gastos com o marketing do estabelecimento. Sem uma administração transparente há grandes chances do seu restaurante não gerar lucratividade. Em pequenos negócios é comum que despesas pessoais e empresariais não sejam separadas, fato que pode ocasionar problemas para fechar as contas do restaurante.

Divulgue seu negócio

Para um pequeno restaurante investir em divulgação chega a ser primordial! Invista em marketing mesmo que sua receita ainda seja baixa. Aposte em técnicas que, sem dúvidas, irão trazer um ótimo retorno para seu estabelecimento. Crie promoções, desenvolva programas de fidelidade para clientes, esteja ativo nas principais redes sociais e interaja com os usuários.

Gostou dessas dicas de como administrar um restaurante pequeno? Para mais informações confira sempre as novidades no blog Márcia Calderon!

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *