TENDÊNCIAS GASTRONÔMICAS: OS PRÓS E CONTRAS

O ramo da gastronomia é um mercado interessante, que pode ser encarado das mais diversas formas diferentes. É interessante observar como as tendências gastronômicas afetam demais o mercado, e acompanhar suas diferentes nuances dentro de um mercado que lida com uma necessidade direta nossa, a alimentação.

Os prós e contras das tendências gastronômicas
Os prós e contras das tendências gastronômicas

Essas tendências gastronômicas influenciam demais a situação financeira tanto de pequenos negócios como de grandes restaurantes franquiados. Isso porque, apesar de muitas serem passageiras, elas influenciam demais no desejo e podem gerar grande atenção

Quais são os prós das tendências gastronômicas

Uma grande vantagem, por muitos ignorada, nessas tendências gastronômicas, é a possibilidade de expansão de nichos, para que sua empresa tenha uma abrangência maior, mesmo que momentânea, de mercado.

Podemos ter como exemplo uma grande tendência de alguns anos atrás, as “Paletas Mexicanas”, que ficaram populares e começaram a aparecer nos mais diversos restaurantes. De mexicanas só possuem o nome, porem ficaram tão populares, que restaurantes tradicionais mexicanos começaram a ser buscados justamente por elas.

Isso resultou em um investimento que inicialmente, no começo da tendência, era bem mais barato, enquanto no prosseguir da tendência o investimento ia ficando mais caro, até a moda sumir de vez.

A tendência gerou a atenção e interesse pela moda, já impulsionando o desejo de provar algo novo e exótico.

Pontos contra de tendências na gastronomia

As tendências podem trabalhar contra você também, então tome cuidado. Primeiramente, entenda que para ir a favor das tendências, certos gastos serão necessários. O ideal para conseguir o maior custo-benefício, é conseguir investir numa tendência o mais rápido possível, antes do preço dela começar a subir por ser tendência.

Tendências costumam ser passageiras, então não vale a pena um negócio totalmente focado nelas. Uma simples jogada de marketing é o suficiente. Investir demais poderá ser um gasto desnecessário, afinal, haverá ainda uma grande concorrência justamente por ser tendência.

Use as tendências a seu favor como forma de chamar atenção, mas cuidado com abusos de gastos para que as tendências não acabem escurecendo sua franquia, ou que você gaste demais em algo que não trará lucro.

banner post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *