Como deve ser o atendimento de seu restaurante

Fidelizar seus clientes não é uma tarefa fácil, então prepare-se para muita dedicação e esforço. Na maioria dos restaurantes, o cotidiano é muito agitado e não aceita distrações ou mesmo que se dê a devida atenção ao cliente. Pensando nessas dificuldades, preparamos algumas dicas e técnicas para você usar em seu estabelecimento. Antes de ler esse artigo e aprender de uma vez por todas a fidelizar o cliente, aconselhamos que participe do nosso Grupo no Facebook, assim você terá mais informações e dicas sobre o segmento de gastronomia, além de conversar com outras pessoas da área. Clique aqui para participar do Grupo.

Como uma das maiores dificuldades que donos e gestores de restaurantes encontram é de como melhorar o atendimento, já que nem todos funcionários são capacitados para tratar de certas situações, a solução pode ser que você invista em melhorar a qualidade de vida e capacite seu funcionário, para que ele se desenvolva e melhore o atendimento, a organização e até mesmo a produtividade, afinal tudo começa com ele.

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Quais os Tipos de Atendimento

Listamos os tipos mais comuns de atendimento encontrado em restaurantes. Todos apresentam lados bons e ruins, então veja qual estilo é o mais adequado ao seu estabelecimento.

Bem Humorado

O bom humor levanta o astral de qualquer pessoa, além de deixar o ambiente muito melhor. Sem dúvida é o que mais lhe aproxima do cliente, uma vez que possibilita que você saiba o que seu cliente pensa sobre seu restaurante de um jeito espontâneo. Mas não exagere, ou ele pode ter o efeito contrário.

Criativo

Atendimentos criativos e personalizados são os mais procurados pelos clientes e proporcionam o famoso marketing boca a boca. Atualmente, qualquer ação que saia do cotidiano passa a ser um diferencial e impacta o cliente. Use a imaginação para alavancar o sucesso de seu restaurante. Caso você tenha dificuldades para isso, o vídeo de Murilo Gun “o mestre da criatividade” dá 7 dicas para você começar a pensar de uma forma criativa.

Outro bom exemplo é um restaurante localizado na zona sul de são Paulo, no qual, garçons cantores divertem seu público com um vasto repertório musical. Imagine você sair para jantar com sua esposa ou a família completa e ver um show com esses improváveis artistas. Quem não iria se surpreender? Uma palinha da apresentação você confere no vídeo abaixo.


Atendimento Faz tudo

O atendimento faz tudo é aquele atendimento em que o garçom atende diversas mesas ao mesmo tempo. Provavelmente você já deve ter identificado esse atendimento, afinal esse tipo de atendimento é comum nos restaurante e o mais prejudicial também. Em muitas vezes o profissional acaba estressado e desmotivado e isso afeta o no atendimento ao cliente.
Para prevenir ou melhorar esse atendimento, é necessário que o gestor ou dono do estabelecimento tenha consciência que está na hora de implantar tecnologia em seu restaurante e treinamento para seus colaboradores, facilitando a vida do funcionário e do cliente também.
“Muitas empresas costumam coroar o cliente como o rei dos seus negócios, mas se você quer colocar o cliente em primeiro lugar, coloque acima deles aqueles que servem – Os colaboradores. “ Afirma Tom Peters, guru da administração.

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A Starbucks, a maior empresa de Cafés norte americana, é referência quando o assunto é atendimento. Seus funcionários passam por um rígido treinamento para atender com excelência seus clientes. Segundo a Fast Company, a cafeteria norte americana investe cerca de US$ 67 bilhões por ano em treinamentos e capacitação de seus colaboradores.

“Os funcionários são os verdadeiros embaixadores da marca e os principais catalisadores do cliente “ Relata Howard Schultz CEO da Starbuck

Ambiente Agradável

Ar-condicionado, acesso à internet, bancos confortáveis, iluminação adequada, tudo isso ajuda a deixar o cliente satisfeito e cliente satisfeito sempre volta e ajuda na divulgação. Clique aqui e veja algumas dicas para você decorar seu restaurante.

Comida Memorável

Caprichar em um cardápio diversificado e com diversos sabores para atrair o público, para literalmente fisgar o cliente pela comida. Você provavelmente deve conhecer as cebolas crocantes do Outback. Se nunca degustou, provavelmente deve ter escutado comentários. Esse é só um exemplo de restaurantes que são famosos e reconhecidos pelos seus pratos diferenciados e que atraem muitos clientes apenas para saborear aquela comida.

Cartão Fidelidade

Existem duas formas para você fazer o cartão fidelidade: por meio de aplicativo ou do modo tradicional. Uma outra possibilidade é fazer uma promoção em que, acima de valor (x), o cliente ganha cupons para cadastrar no site. Assim você pode capturar seus contatos e gerar ações de marketing.

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