Como aumentar o ticket médio de seu restaurante

Faça o seguinte teste: entre em um McDonald’s e peça um sanduíche. O atendente provavelmente irá perguntar “Vai querer Batata Frita? ”. Para cada resposta positiva, a empresa embolsa cerca de um dólar. Se metade dos cerca de 54 milhões de clientes diários da rede aceitar a sugestão, isso significa $ 27 milhões a mais por dia (mais de R$ 100 milhões). Pequenas ações, como oferecer um outro produto ou serviço, podem gerar uma receita significativa no fim do mês.

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O que é Ticket Médio

É o valor médio que cada cliente gasta em seu estabelecimento. Exemplo: O volume de vendas em um dia alcançou a marca de R$ 3 mil, com cerca de 100 clientes. Dividindo o valor total pelo número de clientes chegamos ao valor médio gasto por cada cliente – R$ 30. Agora que você sabe como achar o valor de seu ticket médio, veja o que pode ser feito para aumentar esse número.

Planejamento

Esse sempre é o ponto inicial. Como você já sabe o valor de seu ticket médio, defina metas e estratégias para alcançá-las. Se seu ticket médio é de R$ 30, calcule o quanto é possível atingir nos próximos seis meses. Dependendo de seu negócio, você também pode calcular suas vendas por hora, dia ou até por funcionários e isso, provavelmente, o levará a um plano de ação.

Leia seus clientes e diversifique seus produtos

Avalie o que os clientes compram e prepare seus mostruários para estimular os clientes a comprar outros itens. Esse estímulo simples pode fazer com eles gastem um pouco mais e consequentemente você ganhe mais. Para entender melhor seus clientes, clique aqui.

Aumentando a variedade de mercadorias você consegue atender a um grupo maior de pessoas. Permita que o cliente encontre o item que ele deseja naquele momento. Isso também serve em buffets e restaurantes por quilo. Quantas vezes você já não estava com o prato cheio e viu algo apetitoso que não poderia deixar passar?

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Outro reflexo dessa ação é que, com essa variação, também ocorre uma diversificação no preço. Imagine uma padaria em que o cliente gasta em média R$ 5 e, em um determinado dia, coloca um bolo que custa R$ 7. Cada pessoa que adquirir esse bolo, automaticamente estará aumentado o ticket médio dessa padaria.

Ajude a Memória do Freguês

Assim como no McDonalds, ofereça outros produtos que o cliente possa precisar. Se ele comprou uma carne para churrasco, ofereça sal, temperos e acompanhamentos, se ele comprou uma marmita, ofereça bebida, salada e sobremesa. Cada vez que você vender “algo mais” para um cliente, estará aumentado o ticket médio, suas vendas e consequentemente seu lucro. O mesmo serve para combos ou pacotes de serviços.

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Trabalhe em Equipe

Estimule uma competição interna entre os membros de sua equipe. Essa ação pode contribuir na motivação de seu pessoal e você sentirá no bolso essa diferença. Qualificação e treinamentos também podem fazer com que o cliente adquira um número maior de produtos. Veja Aqui alguns planos de treinamento para a seus colaboradores.

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