2017 – Clientes em primeiro lugar sempre. Agora é a hora de planejar o seu restaurante.

Não há espaço para a crise econômica na gastronomia, por isso planejar os próximos passos do seu restaurante é fundamental. Embora o aumento dos preços dos alimentos fosse preocupante para vários restaurantes, muitos proprietários conseguiram reajustar os valores sem prejudicar os lucros. Segundo a ABRASEL, este ramo representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro e corresponde a 31% dos gastos da população. Segundo a FIESP, o crescimento do setor, em 2016, é de 35%.

A grande dúvida é: Como atrair mais clientes em um mercado tão competitivo? Como está seu marketing gastronômico?

Para 2017, agora é a hora de planejar o seu restaurante. Clientes em primeiro lugar sempre. E para isso, ninguém melhor que o gestor do restaurante para conhecer a essência dos serviços que se presta e como se pode alterá-los. Ele pode fazer a sua própria publicidade e gerenciar os processos no restaurante para atrair mais fregueses – sem custos extras. Como fazer isso?

Minha sugestão inicial e fazer um exercício de empatia. Enxergar seu restaurante pelos olhos do seu cliente, só depois colocar o planejamento no papel.

Qual o primeiro passo?

O primeiro passo é revisar os processos de atendimento. Todo restaurante tem uma característica especial. Além do aconchego do lugar e da decoração, há o menu, as bebidas, as sobremesas e claro, o atendimento. É preciso cativar a atenção, o interesse, o desejo de cada cliente combinado com a ação da recepcionista, dos garçons, comins e até do gerente do local.

Para tanto, o proprietário deve fazer um cronograma deste atendimento nos processos de: “Reserva”; “Estacionamento com Manobrista”; “Chapelaria”; “Coquetéis”; “Lugar à Mesa”; “Pedido de Prato e bebida”; “Carta de Vinhos”, e analisar alguns fatores neles: “saudação”, “roteiro” (o que se diz ao cliente em cada etapa), “tempo de atendimento”, “acomodação à mesa”, “exatidão do pedido”, “pontualidade”. Não necessariamente todos estes processos, mas os utilizados.

É fundamental conhecer quem são os clientes novos e os mais assíduos. Conversar com eles. Aos novos, pode-se oferecer no atendimento outras opções no menu. Aos assíduos, podem-se oferecer as promoções da casa, além de vários agrados.

Conhecer os pratos que mais vendem e trabalhar os preços deles, pode beneficiar outros itens do menu e aumentar o consumo.

Um bom sinal de wi-fi também pode ajudar. Clientes que conhecem o local e gostam, podem compartilhá-lo nas redes sociais e convidar mais amigos para conhecê-lo. O sistema delivery também é muito importante e não se pode tolerar atrasos. A quem opta por buscar o pedido no local, pode-se oferecer um bom coquetel, um petisco. E dá-lhe elogio nas redes sociais!

Parcerias também são importantes. Promova junto aos principais comércios próximos, uma promoção com atrativos descontos. O mesmo também vale para a rede social, clubes de benefício e compras coletivas.

Facebook, Twitter, Youtube, são canais gratuitos que devem ser utilizados. Através de uma página ou canal, é possível atrair mais clientes. Pode-se criar, por exemplo, promoções e concursos que premiem com um jantar ou almoço grátis, os “melhores nomes a um determinado prato”, ou ainda, a criação de frases do tipo “Gosto de vir aqui, porque…”. Além de divulgar as novidades da casa.

Acredite, o sucesso e os lucros só irão aumentar.

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